quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Blogagem Coletiva - "O livro da minha vida"


Depois de um longo intervalo, mudança de cep e outras coisitas, volto a publicar meus escritos aqui. O convite da Vanessa (blog Fio de Ariadne) para participar da blogagem coletiva sobre “O livro da minha vida” fez com que eu lembrasse da minha infância e de ir para a biblioteca da escola na hora do recreio para ler a coleção de contos infantis com as estórias de Andersen, Grimm, Perrault... Até hoje me encantam a Polegarzinha, o Soldadinho de Chumbo, a Vendedora de Fósforos, Branca de Neve, o Gato de Botas, João e Maria, o Flautista de Hamelin, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, a Roupa nova do Imperador, o Patinho Feio... Na verdade, o encanto por essas estórias começou mesmo antes de aprender a ler, quando fui com minha mãe visitar uma amiga dela. Os filhos dessa amiga me deixaram com um livro bem encadernado, colorido, e fiquei bastante tempo ali olhando aquelas figuras, imaginando as estórias que elas contavam. Mas o mistério só foi resolvido tempos depois, na biblioteca da escola. Além desses clássicos dos contos infantis, eu tenho muito carinho por um outro livro da minha infância: “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon, que conta sobre um menino chamado Tistu e seu dom de fazer nascer flores onde coloca o dedo. Ele muda a vida das pessoas. A fábrica de canhões torna-se uma fábrica de flores, e a cidade de Mirapolvora passa a se chamar Miraflores. O jardineiro Bigode é seu conselheiro e Tistu terá que lidar com sua morte. Fiquei com saudade quando acabou. Outros livros também deixaram suas marcas, mas estes têm um lugar especial.

11 comentários:

  1. Nooossa, que saudades de vc!!

    Eu também, mais menina, me deixava encantar pelos livros divinos que desfilavam aquelas figuras coloridas pelos meus olhos...

    Não suma!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Iêda, sei das suas dificuldade para postar nessa coletiva então, muitíssimo obrigada, de coração. Eu tb adoro O menino do dedo verde!


    abraço

    ResponderExcluir
  3. Realmente são estórias classicas, quem nunca leu pelo menos um titulo desses?
    Belo post.
    Besos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ieda.
    Legal vc gostar de ler desde criança, minha filha mais velha tbem gosta da leitura desde pequeninha. Eu fui aprender a gostar de leitura já era adolescente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OLha, muito legal o seu blog. Material super interessante, com muita imagem e de um conteúdo muito enriquecedor. Gostei e vou acompanhar, tá?! Parabéns! Te adicionei no Dihitt, talvez lá a gente possa manter mais contato. abração. HSF

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian,

    Estou voltando...

    Maravilhosos os livros da infância!! Bom compartilhar isso com você.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,

    Eu que agradeço o convite!

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  8. Oi Ramirez e Zani,

    São mesmo maravilhosas essas estórias. Fico feliz que tenham gostado do post.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  9. Oi Haroldo,

    Obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado do blog. Estou retornando à blogosfera e breve te encontro pelo diHITT.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por sua linda visita. Também leio desde de criança. bj

    ResponderExcluir
  11. Oi Victor,

    Obrigado também por retribuir a visita. Ler é muito bom e eu adoro até hoje as estórias que li quando criança. Que bom que vc também curtiu essa as leituras dessa época.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir