sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lançamento de Livro

Se você está em Belo Horizonte, poderá prestigiar o lançamento do livro “A tábua dos desejos” de Everaldo Chrispim, escritor e médico, no próximo dia 29 na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a partir das 10 horas. Ele publicou em 2003 o livro de contos “O Sopro do Vento”, pela Editora Comunicação.

Clique aqui para ler um dos contos de “O sopro do vento".



Se você gosta de Guimarães Rosa, não perca o Projeto Sempre um Papo no dia 02 de dezembro, terça-feira, quando Mônica Meyer apresenta seu livro “Ser-tão natureza: a natureza em Guimarães Rosa”, publicado pela Ed. UFMG. Mônica é Bióloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“A produção literária de Guimarães Rosa apresenta uma multiplicidade de significados de natureza, tratada por meio de imagens, cores, luzes, cheiros e sons. Sua paixão pelo mundo natural salta das páginas com citações e descrições de plantas, bichos, rios, morros, lugares, pessoas, auroras, crepúsculos. O espaço é esquadrinhado em quatro dimensões, ligando céu, água, terra e fogo. A boiada, viagem pelo sertão de Minas em 1952, mostra a vivência de Guimarães Rosa e dos vaqueiros com o mundo natural, uma travessia em que os aspectos objetivos e subjetivos estão presentes e compõem a sinfonia da vida. Nesse percurso, a concepção de natureza, fruto de andanças, observações e vivências do Guimarães Rosa naturalista, é revelada nas anotações, minuciosas e detalhadas, que descrevem a viagem e trazem nas entrelinhas uma concepção e um conhecimento intenso da natureza que ultrapassam as fronteiras de uma abordagem naturalista.” Fonte: Editora UFMG

SER-TÃO NATUREZA: A NATUREZA EM GUIMARÃES ROSA, de Mônica Meyer.
LOCAL: SALA JUVENAL DIAS, PALACIO DAS ARTES
DATA: 02/dezembro/2008
HORARIO. 19:30 horas
PROJETO SEMPRE UM PAPO


Clique aqui para ler reportagem de Alécio Cunha, Jornal Hoje em Dia, sobre o livro de Mônica Meyer.

Clique aqui para ler o artigo “Educação Ambiental com Guimarães Rosa”, de Mônica Meyer, publicado na revista PRESENÇA PEDAGÓGICA • v.12 • n.70 • jul./ago. 2006


Reserve também na sua agenda o dia 06 de dezembro: lançamento do livro "O poder no pensamento social - dissonâncias", de Renarde Freire Nobre (org.). Renarde é professor da UFMG, Mestre em sociologia pela UFMG, Doutor em sociologia pela USP, autor do livro “Perspectivas da razão: Nietzsche, Weber e o conhecimento” e recentemente publicou com Rubens Caixeta de Queiroz o livro “Lévi-Strauss – Leituras brasileiras”.

“Como sugere o subtítulo da obra, a idéia de "dissonâncias" explicita que, mais do que tratarmos de um tema vital no pensamento social, o que interessa é apreendê-lo conforme se apresenta no interior do corpus teórico mais geral: com constância marcada por multiplicidade conceitual, variação analítica, inconsistências empíricas e conflitos interpretativos. Podemos dizer que, provavelmente, a unidade do livro é uma aposta na riqueza interpretativa e na – sempre possível – abertura de diálogos mais criativos provocados pelas diferenças.” Fonte: Editora UFMG

O PODER NO PENSAMENTO SOCIAL - DISSONÂNCIAS, de Renarde Freire Nobre (org.).
DATA: 06/dezembro/2008
HORÁRIO: das 11 às 14 horas
LOCAL: CAFÉ COM LETRAS (Av. Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi).

2 comentários:

  1. Iêda,
    Vamos publicar no Blog Dr. Negociação um post sobre o livro. Em tempos em que um mantra midiático representado pela palavra crise invade o insconsciente coletivo, a obra se insere na alça de mira de quem quer compreender ou se perder menos no oceano do pensamento coletivo. Caso tenha um contato com o autor, poderia promover uma aproximação via e-mail?
    Grato, e parabéns pelo belo e inteligente blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nacir,

    Obrigada por sua visita e por seu comentário.

    Tenho contato com os 03 autores citados no post. Penso que você quer falar sobre o livro "O Poder no pensamento social...". Já passei um mail para o autor pedindo a ele que visite este post.

    Se você tiver um mail que possa passar a ele, publique aqui.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir