sábado, 13 de dezembro de 2008

Blogagem Coletiva – Coisas do meu Brasil 2

Coisas do meu Brasil. Cores, sons, cheiros. Uma memória de várias cidades onde morei ou passei de viagem. Feiras. Desde criança achava uma delicia passear nas feiras das cidadezinhas do interior, quando viajava com meu pai. Cada feira era um mundo novo, tinha algo a ser descoberto. Uma fruta, um objeto de artesanato, uma cena engraçada ou inusitada. E isso ficou. Continuei adorando ir às feiras, não só essas do interior, com fumo de rolo e tudo, mas também aquelas de artesanato, de antiguidades que se têm na cidade grande.

Esta foto é daqui.

A recordação desses momentos me remete a dias ensolarados, a um céu azul, a uma alegria, a pessoas queridas. E a uma boa comida. Mas devo dizer que dias chuvosos também são bons. Lembro de ir com uma amiga na feira da Praça Benedito Calixto que ocorre aos sábados em São Paulo. Choviscava e ameaçava mais. Fila para o restaurante mineiro. Fomos ouvir o chorinho na praça, maravilhoso. Comemos acarajé. Passeamos pelas barracas de antiguidades. E eu, que acho gente muito interessante, simplesmente adoro a diversidade de tipos que se vê em um lugar assim. Lembro dessa praça em dias ensolarados também, e com menos fila pro restaurante. Falando de São Paulo, no domingo gostava de ir à feira do MASP. Adorava tanto as barracas com antiguidades, como as de artesanato. A parada obrigatória era para comer numa barraca de japoneses que vendiam yakissoba e tempurá. Sou fã do tempurá. Tenho uma amiga gaúcha que também frequentava essa feira do Masp quando morava em Sampa. Quando fui visitá-la em Porto Alegre, levou-me para conhecer a feira do Brique da Rendenção. Adorei. O dia estava lindo, as pessoas com seu chimarrão, o artesanato, tudo. Em Belo Horizonte não se pode deixar de ir à feira Hippie, ou feira de Arte e Artesanato da Av. Afonso Pena. Mas vá cedo. Bem cedo. Essa feira tem de tudo: artesanato, bijuterias, sapatos, bolsas, comida... E um mundo de gente. No trecho onde a feira acontece tem o Palácio da Artes, com sua loja de artesanato, exposições e outros eventos. Em Ilheús, onde nasci e vou nas férias, gosto de passear nas feiras que se montam na avenida no verão, com artesanato, roupas, comida... É muito bom andar na beira-mar, encontrar os amigos, e dar umas voltas na feira.

E na sua cidade, como é a feira que tem neste domingo? Me convida, que eu vou...

Feira do Brique

Esta foto é daqui.

Feira do Brique

Esta foto é daqui.

Feira do Brique - Veja mais aqui e aqui .


Feira Hippie de BH

Esta foto é daqui.



Feira da Pça Benedito CalixtoEsta foto é daqui.

Não podia deixar de colocar fotos de Ilhéus. Embora eu não tenha fotos de feira, coloco fotos onde se pode ver a av. Soares Lopes que abriga estas feiras. As fotos são de Mauro Varandas, que as enviou para mim.






Não pude deixar de colocar esta. Por que será que eu gosto tanto de azul?


Clique para ver outros participantes
desta blogagem coletiva

24 comentários:

  1. Iêda,

    numa das suas imagens desta postagem tem um edifício de esquina que poderão adaptar os guarda botas de N.Y. rsrsrs
    Obrigado pela visita!
    Amanhã tem Tertulia Virtual, e o tema é BRASIL. Todo dia 15 do mês um tema diferente. Participe!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Iêda, também acho que feiras tem um fascínio singular. Quando fui morar no Rio, por acaso, meu apartamento estava numa rua onde todas as quintas havia feira, uma tradição que em Buenos Aires já estava em extinção.
    Também gosto dessa expressão do português, "fazer feira".
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo,

    É mesmo, dá para adaptar o guarda-botas rsrsrs...

    Como funciona essa Tertúlia Virtual?
    Vou passar por lá amanhã.

    Bjos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  4. Oi Juan,

    Essas feiras de bairro que se montam durante a semana também são gostosas. Espero que tenha aproveitado bastante essa perto de seu apartamento.

    Fiquei curiosa: como se diz em espanhol "fazer feira"?

    Bjos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  5. Oi Iêda,

    Fiquei deverasmente surpreso com sua carinhosa manifestação... ( As imagens de Ilhéus )Estou feliz e orgulhoso por isso!
    Sobre essas imagens, vou colocar aqui uma 'palhinha' do meu continho que seguirá no trenó de papai-noel procê: "Os rios que desciam, sinuosos, da mata, se juntavam numa pequena baía e daí a água se espremia e saía, barra afora, entre dois morros que se erguiam, altivos, na entrada da barra. O do lado sul, coberto de verde, com todo tipo de vegetação praieira, tinha no seu topo um grande farol. O do outro lado com as vertentes de pedra, abrigava muitas casas no seu sopé, e algumas já se aventuravam a subir-lhe as encostas.
    A cidadezinha era dividida ao meio pelas águas da pequena enseada, e um dos rios que compunham a bacia transformava a parte mais habitada em uma ilha. As ruas se espalhavam entre os muitos morros que se erguiam por todo canto. Um deles, o mais alto, era coroado por uma igreja bem antiga, de estilos arquitetônicos misturados, que, de cima, dominava a paisagem mostrando na sua torre mais alta o símbolo de fé daquela gente."

    Adorei essa 'Blogagem Coletiva', tem tudo a ver comigo... Gosto de escrever sobre esses tipos exóticos. Na feira, geralmente, é só o que a gente nota. Me divirto...
    Eu estava atravessando um deserto de inércia produtiva... No sábado passado, 'seu apelo' me despertou e vou tratar de aviar a historinha. Me aguarde.
    Beijão,
    Mauro.

    ResponderExcluir
  6. Também adoro feiras. Qdo morava em SP ia todo domingo à do MASP. É maravilhosa!...
    Aqui não tem feira como lá. Em SP tb tem outra que eu gosto muito, que é a da Liberdade, perto do metrô.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. fazia um tempinho que eu não vinha aqui. ta lindo. já catei o end daquele gadget que vc põe nas fotos e que brota um popup. legal!!!

    as medidas, pra que ele fique legal na sua barra são:
    largura: 140
    altura: 240

    nas legendas escreva uma palavra, como eu fiz. o nome inteiro do selo pode ser muito grande.

    qq coisa ... help!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mauro,

    Agradeço novamente pelas fotos de Ilhéus.

    Gostei muito de sua descrição da nossa cidade. Vou ficar aguardando o conto prometido, na falta de chaminé, vou deixar a janela aberta para o papai noel entrar...

    beijos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  9. Oi Lilian,

    Aquela feira do Masp é muito especial. Na feira da Liberdade fui apenas uma vez, com um amigo descendente de japoneses que foi me explicando as coisas tipicas. Acabei não colocando esta, foi bom você lembrar.

    beijos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  10. Oi Re,

    Obrigada pela visita, some não, viu?

    Gostou do gadget? Estou apanhando com ele. Não sei o que acontece, parece que alguns dos links ficam desformatando. Talvez por que eu tenha colocado vários nessa postagem.

    Vou ter que te pedir help sim, não peguei o link daquele teu gadget. Achei até que minha mensagem pelo diHITT não tinha chegado até você.

    beijos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  11. Post lindo, e, além disso, gostei de ver as fotos de Ilhéus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Fred,

    Obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado.

    beijos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  13. Sou suspeito porque adoro seus textos, você sabe muito bem. Estão cada vez melhores. Qualquer coisa que falar a mais, é "chover no molhado". Adorei tudo.

    Beijão, Cícero

    ResponderExcluir
  14. Oi Cícero,

    Estou muito feliz com a sua visita!!

    Gostei de saber que tenho melhorado e conto com você, com suas observações, para me ajudar nesse processo.

    Beijos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  15. Iêda, eu lhe peço mil perdões pela minha falta de atenção! Agradeço-lhe, no entanto, por sua participação. Assim como você, outros blogueiros também associaram a idéia da coletiva às suas próprias memórias.
    Aqui no Rio de Janeiro, também temos muitas destas feiras que você citou, com venda de artesanato, roupas, obras de arte.

    ResponderExcluir
  16. Oi Andréa,

    Não tive oportunidade ainda de conhecer as feiras do Rio. Quem sabe na próxima vez que eu visitar a cidade?

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  17. Sobre escrever, é assim mesmo, Ieda, mesmo que às vezes cause dor e insônia. Boa semana pra você também.

    ResponderExcluir
  18. Oi Márcia,

    Obrigada pela visita!

    bjs,
    Iêda

    ResponderExcluir
  19. Iêda, desculpe o atraso estou tentando colocar minhas visitas de coletivas em dia mas eu me meti em muitas! Ah, eu adooooooooro feiras então amei seu post!

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanessa,

    Seja bem-vinda!

    Eu vi que você está à toda nas coletivas!!!

    Fico feliz que tenha gostado do post.

    bjos e uma ótima semana para você,
    Iêda

    ResponderExcluir
  21. Que legal sua lembranças de feira
    Devo confessar que curto muito feira, de qualquer coisa.
    Tô dentro.
    Ótima lembrança.
    Beijoca.
    Nilda.
    http://meucantin5.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Nilda,

    Obrigada pela visita!

    Fico feliz que tenha gostado das feiras que coloquei por aqui.

    Um 2009 iluminado para você!

    Beijos,
    Iêda

    ResponderExcluir
  23. Olá Ieda, como foi de festas? Espero que você e os seus entes queridos tenham um lindo 2009! Quanto à sua postagem, lembrei-me das coisas da Benedito Calixto... saudades, tempos mais tranquilos. Onde moro, tinha uma ferinha de artesanato (da qual participava com minhas engenhocas, barquinhos, chaveiros, etc) e bijuterias, porém, a falta de incentivo da prefeitura local deixou-nos sem luz, sem praça e sem público. Ainda tem alguns remanescentes, mas é só Chinatown...eheh, se não eu te convidava. Mas tem a bela praia de Boiçucanga, que permanece linda, principalmente fora da temporada!
    abraço fraterno

    ResponderExcluir
  24. Oi Lelo,

    Desejo que tenha passado também ótimos momentos com sua familia e que 2009 lhes reserve muitas alegrias!!

    Pena que a sua feira já não é mais a mesma, mas a praia é uma boa idéia!

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir